A verdade sobre Maca Peruana e sua libido

Maca, a erva peruana, gera muita agitação sobre a sua capacidade de aumentar a libido.

É reverenciado na cultura inca antiga por seus muitos propósitos medicinais. De acordo com a crença popular, é uma planta conhecida por sua capacidade lendária de fornecer energia e clareza mental e melhorar o desejo sexual por mais de 2.000 anos.

A Maca faz jus à sua reputação?

A Maca peruana é uma erva com muitas informações casuais sobre a sua utilidade passada de geração em geração. Mas evidências científicas sobre sua eficácia são limitadas.

Existem apenas alguns estudos de controle randomizados mostrando algum benefício. Pesquisadores estão observando como isso pode ajudar homens e mulheres com baixa libido. Alguns estudos sugerem que pode melhorar a qualidade do sêmen, aliviar os sintomas da menopausa e reduzir a próstata aumentada.

Alguns estudos em animais descobriram que a maca é um afrodisíaco, mas faltam estudos importantes em humanos. Uma revisão da maca na revista Current Sexual Health Reports concluiu que “não há evidências médicas fortes para apoiar seu uso para a disfunção sexual feminina”.

A Dra. Adriane Fugh-Berman, professora do Centro Médico da Universidade de Georgetown, diz: “A Maca pode ter um efeito positivo na disfunção sexual. No entanto, existem muitos aspectos psicológicos e sociais ao medir a cura sexual que é difícil de ser conclusiva.” Berman é o autor do 5-Minute Herb e Dietary Supplement Clinical Consult.

As alegações de que a maca é um afrodisíaco altamente eficaz podem ser exageradas, diz Berman. “Algumas alegações são exageradas – em comparação com um placebo , a maca apenas aumenta ligeiramente o desejo sexual. A evidência mais forte é que pode aumentar a contagem de espermatozóides e melhorar a fertilidade em certos homens”, diz ela.

Berman, que é coautora da The Truth about Hormone Replacement Therapy (A Verdade sobre a Terapia de Reposição Hormonal) da The National Women’s Health Network , diz que não houve ensaios clínicos em mulheres sobre a redução dos sintomas da menopausa.

Embora a evidência possa estar faltando, o psiquiatra e médico de medicina funcional Hyla Cass, MD, diz que a maca peruana funciona. “Na minha prática, tenho visto a maca restaurar o desequilíbrio hormonal e o desejo sexual relacionado e a fertilidade em homens e mulheres.”

Chris Kilham, autor de Hot Plants , diz, “Maca peruana goza de uma longa história de uso medicinal de sucesso para o desconforto da menopausa, infertilidade e cura sexual. A questão não é se funciona – porque sabemos que funciona com certeza – mas como funciona.”

Um grampo na dieta peruana

Maca peruana é uma raiz andina, conhecida como uma erva. É um tubérculo rico em amido que parece um rabanete ou um nabo, mas tem um gosto mais parecido com uma batata. Como outros amidos, a maca contém carboidratos, proteínas, gorduras e fibras alimentares . Também é rica em esteróis de plantas e uma boa fonte de ferro, magnésio , selênio e cálcio.

maca peruana tratando impotencia
Maca Peruana – Tratando Impotência

No Peru, por necessidade, a maca tem sido um alimento básico na dieta de homens, mulheres, crianças, bebês, mulheres grávidas e lactantes, idosos e enfermos. Apenas duas culturas crescem nas altitudes mais elevadas do Peru: batatas e maca.

A maca pode ser cozida e amassada; misturado com leite; e seco, moído e polvilhado em algo que se assemelha a farinha usada em pães, bolos e biscoitos.

Nos Andes, as pessoas normalmente comem cerca de meio quilo de maca por dia, diz Kilham.

Maca é seguro para a saúde?

Uma crescente demanda por maca resultou em uma ampla variedade de produtos, tanto online quanto em lojas de alimentos saudáveis, promovida com alegações de saúde sexual e aumento de resistência. Maca afirma, no entanto, como as reivindicações de outros suplementos alimentares , não são revistos ou aprovados pelo FDA.

Kilham diz que a segurança da maca é evidenciada por milhões de pessoas que subsistem em uma dieta sem efeitos colaterais.

Berman concorda que é provavelmente seguro, já que não houve relatos de efeitos adversos pela ingestão de maca.

A maca pode ser um produto natural, mas fale com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento . Há sempre efeitos colaterais em potencial, incluindo os do processamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *