O perigo dos edulcorantes

Você tem o hábito de ler os rótulos dos produtos que consome? Antes de beber ou comer algum alimento é preciso saber o que se está ingerindo.

Quantidade de açúcares, sódio, ingredientes naturais e artificiais. É preciso estar atento a tudo que entra na sua casa – e, em muitas situações, os produtos industrializados podem “envenenar” a rotina de sua família.

Estudos atuais apresentam novos vilões presentes nos produtos considerados light, diet e zero – que podem causar riscos à saúde daqueles que não possuem restrições alimentares.

Você já percebeu que, mesmo sem a adição de açúcar, estes alimentos são doces? Para alcançar este sabor as indústrias químicas utilizam os edulcorantes, mais conhecidos como adoçantes.

Os especialistas continuam estudando a ação destes componentes no organismo humano, para comprovar o quão tóxico o consumo pode ser. As análises buscam comprovar se estes aditivos podem aumentar as chances de desenvolver doenças graves. Inclusive, podem ser prejudiciais à mãe e ao bebê durante a gravidez e contribuir para o aumento de peso.

Os edulcorantes estão presente em sucos, chás, refrigerantes e, inclusive, em alimentos à base de soja. Os mais conhecidos são: aspartame, sacarina e ciclamato.

Para fugir do problema, procure sempre adoçar seus alimentos e receitas com ingredientes naturais, como mel e agave. O açúcar mascavo, que não passa pelo processo de refinamento, é o mais indicado para consumo diário. E há também o stevia, uma opção mais natural e de baixas calorias.

Lembre-se de sempre consultar seu médico e um nutricionista para conhecer qual é a melhor dieta para seu organismo. Seguir as recomendações dos profissionais é a melhor forma de cuidar de você e de sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *